sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sessão transferida

Caros Amigos, devido a problemas técnicos da chegada do filme, a sessão de hoje será transferida para amanhã, dia 13 de dezembro no mesmo horário, 21h.

Grande abraço.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Última sessão do ano


Caros Amigos do Cinemas.

Em nossa última sessão do ano de 2008 apresentaremos o filme "Ensaio sobre a Cegueira", baseado na obra de Saramago, em parceria com o Cine Santa Cruz.

Ensaio sobre a Cegueira
2008, Brasil/Canadá/japãp, drama, 120 min.
Direção: Fernando Meirelles

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.

O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado. Ao mesmo tempo em que vemos o colapso da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade perdida. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas, também, dos seus mundos emocionais e da dignidade que tentam manter. Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o homem se humaniza novamente.


Aguardamos todos lá!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008





Caros Amigos do Cinema,
Esta é nossa sexta-feira gorda.
Além da pré-estréia do documentário sobre os 100 anos do Hospital Santa Cruz, que foi detalhado na postagem anterior, temos também a exibição do longa-metragem Prá Frente Brasil.

Esta projeção será no Espaço Camarim, às 21 horas de sexta-feira, e será seguida de um debate sobre o filme e sobre a história recente do nosso país, numa iniciativa da Articulação Memória 40 anos do AI-5 em conjunto com a Associaçãodos Amigos do Cinema.
Abaixo algumas informações sobre o filme:

Sinopse
Em 1970, em plena época dos anos de chumbo, o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção brasileira de futebol, na Copa do Mundo realizada no México. Enquanto isso, prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas dessa violência.
Jofre é um pacato trabalhador de classe média, casado com Marta, com dois filhos. Miguel, seu irmão, é como ele. Ama Mariana, que tem ligações com a luta armada. Quando Jofre divide um táxi com um militante de esquerda, é confundido com um subversivo pelos Órgãos de repressão. Preso, é submetido a inúmeras sessões de tortura.
Miguel e Marta tentam encontrá-lo. Com o telefone censurado, ele recebe Mariana em casa, ferida, depois de um fracassado assalto a um Banco. É quando ele fica sabendo de uma organização de repressão política, subvencionada por alguns empresários.








Premiações-
Ganhou o Prêmio C.I.C.A.E., no Festival de Berlim.
Ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Edição no Festival de Gramado.

Ficha Técnica
Título Original: Pra Frente Brasil
Gênero: Drama
Duração: 104 min.
Lançamento (Brasil): 1983
Estúdio: Embrafilme / Produções Cinematográficas R.F. Farias Ltda.
Distribuição: Embrafilme
Direção: Roberto Farias
Roteiro: Roberto Farias, baseado em argumento de Reginaldo Faria e Paulo Mendonça
Produção: Rogério Farias
Música: Egberto Gismonti
Fotografia: Dib Lufti e Francisco Balbino Nunes
Direção de Arte: Maria Tereza Amarante
Figurino: Maria Tereza Amarante e Mara Aché
Edição: Roberto Farias e Mauro Farias

Elenco
Reginaldo Faria
Neuza Amaral
Expedito Barreira
Rogério Blum
Dennis Bourke
Renato Coutinho
Newton Couto
Ivan Cândido
Irma Álvarez
Antônio Fagundes
Lui Farias
Maurício Farias
Odenir Fraga
Cláudio Marzo
Hélio Mascarenhas
Flávio Migliaccio
Elizabeth Savalla
Carlos Zara
Natália do Valle

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sessão de sexta

Caros Amigos do Cinema.

Na próxima sexta, dia 5, teremos duas sessões dos Amigos do Cinema. Uma em parceria com a UNISC com documentário sobre Hospital Santa Cruz, que será realizado na UNISC, no Bloco 1, sala 101, às 20h30min. A outra sessão será em Parceria com o Espaço Camarim, com o filme Pra Frente Brasil, para marcar os 40 anos do AI-5.

Seguem informações sobre o documentário do Hospital Santa Cruz:

Na próxima sexta-feira, 05 de dezembro, às 20h30min, vai acontecer a exibição aberta à comunidade do documentário Hospital Santa Cruz - 100 anos de histórias. O filme será exibido na sala 101, localizada no Bloco 1 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com entrada franca e aberto à comunidade. O documentário, com duração de 67 minutos, foi produzido por alunos do Curso de Produção em Mídia Audiovisual - Comunicação Social da Unisc. A exibição faz parte da sessão semanal da Associação dos Amigos do Cinema e após o documentário, ocorre um bate-papo com a equipe do filme.

A produção, que começou ainda em abril, com a pesquisa de personagens reais, entre médicos, enfermeiros, pacientes e familiares, contou com mais de 20 horas de gravação de depoimentos e cenas do cotidiano do HSC. "A idéia era encontrar as histórias mais variadas que pudessem compor um panorama da vida de um hospital", salienta o professor do curso de Comunicação e coordenador do Núcleo de Produção em Mídia Audiovisual da Agência Experimental A4, Jair Giacomini. Para ele, o principal desafio da equipe foi encontrar o tom adequado para tratar o tema delicado do encontro entre vida e morte. "Há histórias muito tristes e outras surpreendentemente divertidas. O documentário emocionou as pessoas que já o assistiram, principalmente os profissionais da área da saúde e quem já vivenciou o dia-a-dia de um hospital", ressalta.



Para Sancler Ebert e Vagner Bozzetto, diretores do documentário, a produção foi uma oportunidade que os alunos tiveram para colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso. "Nós aprendemos muito, nunca tínhamos realizado um trabalho que exigisse tanto fôlego, foram mais de sete meses de produção", afirma Ebert. "Foi realmente desgastante, um desafio enorme. No entanto, temos hoje um registro histórico e emocionante que reflete a importância dos profissionais da área da saúde", completa Bozzetto. A produção envolveu ainda o trabalho dos alunos Carine Immig, Gabriel Tassinari, Gibran Sirena e Natália de Rissi.



A produção do documentário surgiu de um convite feito pela Assessoria de Comunicação do HSC ao Curso de Comunicação Social da Unisc. Para Carine Nied, relações públicas do HSC e integrante da comissão responsável pela organização das atividades alusivas aos 100 anos da instituição, a proposta era de resgatar histórias e acontecimentos curiosos e marcantes que mostrassem o lado humano das pessoas que freqüentam um hospital. "O material produzido nos sensibiliza, pois vemos que, por trás de profissionais que lidam diariamente com a dor e a doença, existem pessoas humanas que sofrem, que choram, se fragilizam e se superam", avalia Carine.



A primeira exibição do documentário aconteceu no dia 11 de novembro nas dependências do Hospital Santa Cruz e teve como público a direção da instituição, a reitoria da Unisc, os personagens do filme e a imprensa. Já nos dias 12 e 14 de novembro, foram os funcionários do hospital que puderam assistir ao documentário em quatro horários diferentes.



FICHA TÉCNICA

Hospital Santa Cruz: 100 anos de histórias

Documentário

67 minutos

Roteiro e Direção: Sancler Ebert, Vagner Bozzetto

Argumento: Carine Ferreira Nied

Coordenação de Produção: Carine Immig, Natália de Rissi

Produção: Carine Immig, Gabriel Tassinari, Gibran Sirena, Natália de Rissi, Sancler Ebert, Vagner Bozzetto, e Carine Ferreira Nied e Ana Paula de Andrade

Direção de Fotografia: Dimas Russo

Fotografia de Still: Carine Immig, Dimas Russo

Câmera: Élio Brixius, Gabriel Tassinari, Luis Kabekost, Valmor Emmel

Câmera Adicional: Gabriel Tassinari, Gibran Sirena, Sancler Ebert, Vagner Bozzetto

Som direto: Gibran Sirena

Edição: Sancler Ebert, Vagner Bozzetto

Finalização: Carine Immig, Gabriel Tassinari, Gibran Sirena, Sancler Ebert, Vagner Bozzetto

Trilha Sonora: Gibran Sirena, Natália de Rissi, Vagner Bozzetto

Making Of: Carine Immig, Gabriel Tassinari, Gibran Sirena

Direção de Produção: Jair Giacomini

Realização: Agência Experimental A4 - Núcleo de Produção em Mídia Audiovisual