terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sessão de sexta

Caros Amigos do Cinema.

Na próxima sexta, dia 5, teremos duas sessões dos Amigos do Cinema. Uma em parceria com a UNISC com documentário sobre Hospital Santa Cruz, que será realizado na UNISC, no Bloco 1, sala 101, às 20h30min. A outra sessão será em Parceria com o Espaço Camarim, com o filme Pra Frente Brasil, para marcar os 40 anos do AI-5.

Seguem informações sobre o documentário do Hospital Santa Cruz:

Na próxima sexta-feira, 05 de dezembro, às 20h30min, vai acontecer a exibição aberta à comunidade do documentário Hospital Santa Cruz - 100 anos de histórias. O filme será exibido na sala 101, localizada no Bloco 1 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com entrada franca e aberto à comunidade. O documentário, com duração de 67 minutos, foi produzido por alunos do Curso de Produção em Mídia Audiovisual - Comunicação Social da Unisc. A exibição faz parte da sessão semanal da Associação dos Amigos do Cinema e após o documentário, ocorre um bate-papo com a equipe do filme.

A produção, que começou ainda em abril, com a pesquisa de personagens reais, entre médicos, enfermeiros, pacientes e familiares, contou com mais de 20 horas de gravação de depoimentos e cenas do cotidiano do HSC. "A idéia era encontrar as histórias mais variadas que pudessem compor um panorama da vida de um hospital", salienta o professor do curso de Comunicação e coordenador do Núcleo de Produção em Mídia Audiovisual da Agência Experimental A4, Jair Giacomini. Para ele, o principal desafio da equipe foi encontrar o tom adequado para tratar o tema delicado do encontro entre vida e morte. "Há histórias muito tristes e outras surpreendentemente divertidas. O documentário emocionou as pessoas que já o assistiram, principalmente os profissionais da área da saúde e quem já vivenciou o dia-a-dia de um hospital", ressalta.



Para Sancler Ebert e Vagner Bozzetto, diretores do documentário, a produção foi uma oportunidade que os alunos tiveram para colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso. "Nós aprendemos muito, nunca tínhamos realizado um trabalho que exigisse tanto fôlego, foram mais de sete meses de produção", afirma Ebert. "Foi realmente desgastante, um desafio enorme. No entanto, temos hoje um registro histórico e emocionante que reflete a importância dos profissionais da área da saúde", completa Bozzetto. A produção envolveu ainda o trabalho dos alunos Carine Immig, Gabriel Tassinari, Gibran Sirena e Natália de Rissi.



A produção do documentário surgiu de um convite feito pela Assessoria de Comunicação do HSC ao Curso de Comunicação Social da Unisc. Para Carine Nied, relações públicas do HSC e integrante da comissão responsável pela organização das atividades alusivas aos 100 anos da instituição, a proposta era de resgatar histórias e acontecimentos curiosos e marcantes que mostrassem o lado humano das pessoas que freqüentam um hospital. "O material produzido nos sensibiliza, pois vemos que, por trás de profissionais que lidam diariamente com a dor e a doença, existem pessoas humanas que sofrem, que choram, se fragilizam e se superam", avalia Carine.



A primeira exibição do documentário aconteceu no dia 11 de novembro nas dependências do Hospital Santa Cruz e teve como público a direção da instituição, a reitoria da Unisc, os personagens do filme e a imprensa. Já nos dias 12 e 14 de novembro, foram os funcionários do hospital que puderam assistir ao documentário em quatro horários diferentes.



FICHA TÉCNICA

Hospital Santa Cruz: 100 anos de histórias

Documentário

67 minutos

Roteiro e Direção: Sancler Ebert, Vagner Bozzetto

Argumento: Carine Ferreira Nied

Coordenação de Produção: Carine Immig, Natália de Rissi

Produção: Carine Immig, Gabriel Tassinari, Gibran Sirena, Natália de Rissi, Sancler Ebert, Vagner Bozzetto, e Carine Ferreira Nied e Ana Paula de Andrade

Direção de Fotografia: Dimas Russo

Fotografia de Still: Carine Immig, Dimas Russo

Câmera: Élio Brixius, Gabriel Tassinari, Luis Kabekost, Valmor Emmel

Câmera Adicional: Gabriel Tassinari, Gibran Sirena, Sancler Ebert, Vagner Bozzetto

Som direto: Gibran Sirena

Edição: Sancler Ebert, Vagner Bozzetto

Finalização: Carine Immig, Gabriel Tassinari, Gibran Sirena, Sancler Ebert, Vagner Bozzetto

Trilha Sonora: Gibran Sirena, Natália de Rissi, Vagner Bozzetto

Making Of: Carine Immig, Gabriel Tassinari, Gibran Sirena

Direção de Produção: Jair Giacomini

Realização: Agência Experimental A4 - Núcleo de Produção em Mídia Audiovisual