quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Próxima Sessão: 31 de agosto de 2009

Na próxima sessão apresentaremos a comédia britânica Na mira do chefe.
Seguem informações:

Sinopse: Bruges, a mais bem preservada cidade medieval em toda a Bélgica, é um destino acolhedor para os viajantes de todo o mundo. Mas para os atiradores profissionais Ray e Ken, bem poderia ser o seu último destino: um trabalho difícil resultou no envio do par, seguindo ordens de Harry, o chefe Londrino, mesmo antes do Natal, para a cidade Flamenga durante duas semanas, para arrefecer os ânimos. Completamente deslocados no meio da arquitectura gótica, canais e calçadas, os dois homens limitaram-se a ver os dias decorrer, como simples turistas. Ray, ainda assombrado pelo derramamento de sangue em Londres, odeia o local, enquanto Ken, embora mantendo um olhar paternal nas muitas explorações profanas de Ray, vê o seu espírito e alma expandirem-se com a beleza e serenidade da cidade. Mas quanto mais tempo aguardam a chamada de Harry, mais surrealista se torna a experiência, envolvendo-se em estranhos encontros com a população local, turistas, arte medieval , um actor americano anão que grava um filme de arte Europeu, prostitutas holandesas e um potencial romance para Ray sob a forma de Chloë, que também ela parece ter alguns segredos ocultos. E quando chega finalmente a chamada de Harry, as férias de Ken e Ray transformam-se numa luta de vida e morte de proporções cómicas e consequências surpreendentemente emocionais.



Crítica: Celso Sabadin, Yahoo cinema

Que belíssima estréia! Aos 38 anos, o inglês Martin McDonagh escreve e dirige o seu primeiro longa-metragem demonstrando um raro talento: equilibrar com harmonia o drama e a comédia. Delicioso, Na Mira do Chefe começa mostrando os matadores profissionais Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson) fugindo para a belíssima cidade belga de Bruges. Ambos precisam ficar por ali à espera de um telefonema do patrão, que passará novas instruções aos assassinos. Enquanto isso, a dupla não consegue se entender: Ken se delicia com o valor histórico e a arquitetura gótica de Bruges, mas Ray só se interessa mesmo por cerveja e mulheres. Na Mira do Chefe é cheio de surpresas. Todas elas muito boas. Melhor ainda que a inteligente construção do roteiro é a precisão e o ritmo dos diálogos – extremamente cínicos e divertidos – a maioria deles otimamente interpretada por um eficientíssimo Colin Farrell. Usando o submundo do crime como pano de fundo, Na Mira do Chefe se apóia no humor sarcástico e em situações inesperadas para abordar temas como culpa, honra, amizade, fidelidade e ética. De quebra, deixa bem clara a bronca que o europeu tem contra os EUA e seus habitantes. Além de uma cena hilariante e politicamente incorreta contra uma família de obesos norte-americanos, o filme destila algumas preciosidades cínicas como esta: - Você é americano? - Sim, mas não use isso contra mim. - Vou tentar. Há também uma série de trocadilhos e mal-entendidos provocados por diferentes sotaques que são intraduzíveis para o português. Na Mira do Chefe une com maestria criminalidade, drama e humor, mas sem cair na (também muito boa) fórmula gráfica desenvolvida por Guy Ritchie em Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e similares. O filme tampouco segue a linha Tarantinesca de estilização gratuita da violência. Sua força está nas palavras e nas interpretações, ainda que não descuide em nenhum momento do belo visual, amparado pela beleza plástica da cidade onde foi totalmente rodado. É um legítimo representante do saboroso e mundialmente conhecido humor britânico, que andava meio esquecido nos cinemas. Com sórdidas pitadas de humor negro. Ah, e alguém contou: em 107 minutos de filme, a palavra fuck e suas variações são pronunciadas 126 vezes.



Premiações
- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical (Colin Farrell), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Ator - Comédia/Musical (Brendan Gleeson).

- Ganhou o BAFTA de Melhor Roteiro Original, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Ator Coadjuvante (Brendan Gleeson) e Melhor Edição.


Curiosidades
- A palavra "fuck" e seus derivados são citados 126 vezes ao longo do filme, uma média de 1,18 por minuto.

- As filmagens ocorreram entre 2 de fevereiro e 28 de março de 2007.

- Para criar um clima natalino várias ruas de Bruges foram enfeitadas no final de março. Na época a prefeitura divulgou um comunicado oficial, explicando aos cidadãos o porquê dos enfeites.

- Exibido na mostra Foco Reino Unido, no Festival do Rio 2008
Ficha Técnica
Título Original: In Bruges
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra / Bélgica): 2008
Site Oficial: www.inbruges.co.uk
Estúdio: Focus Features / Film4 / Blueprint Pictures / Scion Films
Distribuição: Focus Features / Paris Filmes
Direção: Martin McDonagh
Roteiro: Martin McDonagh
Produção: Graham Broadbent e Peter Czernin
Música: Carter Burwell
Fotografia: Eigil Bryld
Desenho de Produção: Michael Carlin
Direção de Arte: Chris Lowe
Figurino: Jany Temime
Edição: Jon Gregory
Elenco
Colin Farrell (Ray)
Brendan Gleeson (Ken)
Ralph Fiennes (Harry Waters)
Clémense Poésy (Chloë)
Jérémie Renier (Eirik)
Thekla Reuten (Marie)
Jordan Prentice (Jimmy)
Elizabeth Berrington (Natalie)
Eric Godon (Yuri)
Sachi Kimura (Imamoto)
Anna Madeley (Denise)
Ciarán Hinds (Padre

Nenhum comentário: