sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sessão de 21 de setembro no Centro de Cultura da Estação Férrea: As Origens da Agressão

Em uma ação conjunta com o Comitê de Prevenção à Violência de Santa Cruz do Sul, os Amigos do Cinema farão uma sessão especial do documentário canadense As Origens da Agressão. A sessão será seguida de debate com o sociólogo Caco Baptista e o neuropediatra Cristiano Freire e marca o início das atividades da semana de prevenção à violência em Santa Cruz.

Sinopse
O filme documentário “As origens da agressão” apresenta as origens da agressividade humana a partir de um estudo realizado pelo Centro de Excelência para o Desenvolvimento da Primeira Infância, da Universidade de Montreal, no Canadá, e levanta o seguinte questionamento: “Será que os gestos de agressão física começam mesmo na adolescência?”. O coordenador do grupo que realizou o estudo, professor Richard Trembley, investiga, a mais de vinte anos, o desenvolvimento de milhares de crianças e adolescentes. Tendo em vista os repetidos insucessos no trabalho de reabilitação de criminosos perigosos que desenvolvia com adolescentes e adultos ele decidiu entender o desenvolvimento do comportamento violento a partir dos primeiros anos de vida . Outros importantes pesquisadores e estudiosos participam do documentário, que foi traduzido para o português pelo Conass – Conselho Nacional de Secretários de Saúde e apresenta uma surpreendente carreira internacional, já tendo sido exibido nas emissoras públicas de televisão de países como Suécia, Itália, Estados Unidos, França e Israel, além de ter sido adquirido por numerosas universidade em todo o mundo.
É a agressividade humana um comportamento inato ou um resultado da educação? Dedicando um olhar atento sobre as agressões das crianças e a evolução de seu comportamento para o auto-controle e a cooperação, este filme coloca luzes sobre a questão e nos oferece uma ampla visão das principais descobertas científicas sobre o tema através de entrevistas com pesquisadores de diversas áreas (incluindo um ganhador do prêmio Nobel). Com imagens surpreendentes de crianças extravasando seus impulsos agressivos, este documentário fascinante examina os complexos fatores que afetam a socialização do comportamento agressivo entre os humanos, abordando os componentes biológicos, ambientais e psicológicos da agressividade e oferecendo orientações para a prevenção da violência humana.

Ficha
Título: Aux origines de l'agression : la violence de l'agneau
Direção: Jean-Pierre Maher
Produção: Jean Gervais, Ph. D. e Richard E. Tremblay, Ph. D.
País: Canadá
Duração: 50 min 24 s
Ano: 2005
Idioma: francês (com legendas em português)

Nenhum comentário: