quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Sessão do dia 12 de setembro


Caros Amigos.

No dia 12 de setembro apresentaremos o drama brasileiro Amarelo Manga.

Seguem informações sobre o filme:

Amarelo Manga
Brasil, 2003, drama, 100 min.
Classificação Indicativa: 18 anos

Guiados pela paixão, os personagens de Amarelo Manga vão penetrando num universo feito de armadilhas e vinganças, de desejos irrealizáveis, da busca incessante da felicidade. O universo aqui é o da vida-satélite e dos tipos que giram em torno de órbitas próprias, colorindo a vida de um amarelo hepático e pulsante. Não o amarelo do ouro, do brilho e das riquezas, mas o amarelo do embaçamento do dia-a-dia e do envelhecimento das coisas postas. Um amarelo-manga, farto.
Direção: Cláudio Assis
Roteiro: Hilton Lacerda
Elenco: Matheus Nachtergaele, Jonas Bloch, Dira Paes, Chico Diaz, Leona Cavalli, Conceição Camarotti, Cosme Prezado Soares, Everaldo Pontes, Magdale Alves, Jones Melo
Empresa Produtora: Olhos de Cão Produções Cinematográficas
Produção: Paulo Sacramento

Sinopse: No subúrbio de Recife, Lígia (Leona Cavalli) acorda já mal humorada, pois terá de suportar mais um dia servindo fregueses, que às vezes a bolinam no bar onde trabalha. Quando o dia terminar, só lhe restará voltar ao seu pequeno quarto, em um anexo do bar, e dormir para suportar a mesma coisa no dia seguinte. Paralelamente Kika (Dira Paes), que é muito religiosa, está freqüentando um culto enquanto seu marido, Wellington (Chico Diaz), um cortador de carne, decanta as virtudes da sua mulher enquanto usa uma machadinha para fazer seu serviço. Neste instante no Hotel Texas, que também fica na periferia da cidade, Dunga (Matheus Nachtergaele), um gay que é apaixonado por Wellington, varre o chão antes de começar a fazer a comida. Na verdade ele é a pessoa mais polivalente no Texas, pois faz de tudo um pouco. Um hóspede do Hotel Texas, Isaac (Jonas Bloch), sente um grande prazer em atirar em cadáveres, que lhe são fornecidos por Rabecão, um funcionário do I.M.L. Apesar de decantar Kika, isto não impede de Wellington ter uma amante, que está cansada da situação e quer que ele tome logo uma decisão. Já Dunga pretende conseguir Wellington de outra forma, ou seja, fazendo um trabalho em um terreiro, assim de uma vez só ele "dá uma rasteira" na mulher e na amante. Isaac vai se encontrar no bar com Rabecão para lhe avisar que pode levar o cadáver. Lá ele conhece Lígia e sente vontade de ir com ela para a cama, mesmo com Rabecão lhe avisando que ninguém ali transou com ela.

Currículo do filme

Prêmios: - Melhor Filme - Fórum do Novo Cinema, concedido pela Federação Internacional dos Cinemas de Arte (CICAE) - 53o Festival de Berlim - Alemanha (2003)
- Melhor Filme - 15o Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse - França (2003)
- Melhor Filme de Diretor Estreante - Opera Prima - 25o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano - Havana, Cuba (2003)
- Melhor Filme e Melhor Ator - 7º Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira - Portugal (2003)
- Melhor Filme, Melhor Filme na escolha da Crítica, Melhor Filme na escolha do Público, Melhor Ator, Melhor Fotografia e Melhor Montagem - 35o Festival de Brasília - Brasil (2002)
- Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Música, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Montagem - 13o CineCeará - Brasil (2003)
- Melhor Fotografia - 7o Festival de Cinema Brasileiro de Miami - EUA (2003)
- Melhor Diretor e Melhor Montagem - APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte - São Paulo, Brasil (2003)
- Melhor Filme na escolha do público - Festival SESC dos Melhores Filmes - São Paulo, Brasil (2003)
- Melhor Fotografia - Grande Prêmio TAM do Cinema Brasileiro - Rio de Janeiro, Brasil (2004)